O tratamento ortodôntico, tem como objetivo corrigir dentes e ossos do maxilar que estão em uma posição errada e interferem diretamente no bem estar e saúde dental do paciente. Diferente do que muitas pessoas pensam, o tratamento ortodôntico não é somente um tratamento estético, dentes tortos, além de serem mais difíceis de limpar, podem causar problemas físicos. Saiba, aqui, mais sobre o tratamento ortodôntico, e como ele pode trazer benefícios.
O que é?
Considerado um dos principais procedimentos ortodônticos, é composto por diversas etapas, que são:diagnóstico, alinhamento, finalização e contenção que buscam corrigir a estética e o funcionamento bucal. Cabe esclarecer que o tratamento ortodôntico além de cuidar dos dentes, melhora a saúde da gengiva, mandíbulas pois espalha a pressão da mordida para todos os dentes.
Como é feito?
Para a obtenção de melhores resultados, o especialista cria um plano de tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente. O plano é composto por etapas que vão desde o diagnóstico até o período de contenção dos dentes.
Após diagnóstico do problema a ser corrigido, é feita uma avaliação das condições bucais e o preparo para a colocação do aparelho para a alinhamento dos dentes e por fim a fase da contenção que objetiva manter os dentes alinhados. A duração do tratamento é determinada pelo diagnóstico e é variável de acordo com cada paciente.
Benefícios:
Como já observado anteriormente, dentes tortos trazem diversos problemas para a nossa saúde e são mais difíceis de higienizar, o que contribui para o aparecimento de doenças periodontais. Entre os benefícios do tratamento, podemos destacar:
- Diminuição das cáries;
- Hálito mais saudável;
- Melhora da autoestima;
- Melhorias na fala;
- Diminuição das dores de cabeça.
Se mesmo assim, você ainda está com dúvidas, agende um horário e venha conversar conosco.